BLOG FERRADURA

Localizada a aproximadamente 173 quilômetros do centro da capital do Rio de Janeiro, Armação dos Búzios — ou somente Búzios, como é comumente conhecida — é considerada uma das mais belas cidades do litoral do Brasil. E também é uma das mais amadas pelos turistas, ocupando a quarta posição no ranking dos lugares mais procurados do País, de acordo com o site de reservas Booking.com.

Sem dúvida, a beleza de Búzios encanta qualquer um. Com oito quilômetros de extensão, a península possui 23 praias ao todo, e dentre elas destacam-se Geribá, Tucuns, João Fernandes, Ferradura, Ferradurinha, Marina, Armação, Manguinhos, Tartaruga, Ossos, Brava e Olho-de-Boi — esta última ideal para quem deseja praticar naturismo.

Mas não é somente a natureza exuberante que faz deste município especial, ele possui atrativos para todos os gostos. Confira 7 curiosidades sobre Armação dos Búzios e comece a planejar sua viagem. Com certeza, será um momento inesquecível!

 

7 Curiosidades Sobre Armação dos Búzios

  1. Origem do nome

Uma das curiosidades sobre Armação dos Búzios é a origem controversa de seu nome. Para entendê-la, é preciso voltar para o período do século 17 até meados do século 19, quando a pesca de baleias era fundamental para a economia.

O óleo do animal possuía diversas finalidades, sendo usado para a produção de uma argamassa muito forte, utilizada na construção de igrejas, fortificações e construções de pedra e tijolo.

Como era muito comum a presença de baleias tanto na Baía de Guanabara quanto nos litorais próximos, eram instaladas nos locais armações de madeira para a captura dos animais. Ou seja, “armação” era o nome dado à construção beira-mar para onde as baleias fisgadas pelos arpões eram levadas.

Há também uma versão que afirma que este nome se originou dos moluscos gastrópodes cujas carapaças vazias eram chamadas de “atapu” pelos índios, batizadas de búzios pelos portugueses.

  1. Primeiros habitantes

Antes de terem suas terras invadidas pelas expedições portuguesa e francesa, Armação dos Búzios era habitada pelos índios Tupinambás, subgrupo da nação dos Tamoios, que viviam da caça e pesca e do plantio de milho e mandioca.

O início da história do Brasil é marcado por intensas disputas de território, e não foi diferente em Búzios. Por volta de 1618, corsários franceses, que tinham aval da coroa para negociar com os índios e, assim, levar o Pau-Brasil para a Europa, foram derrotados pelos portugueses com a ajuda dos índios goytacazes e expulsos da área. Os tupinambás, que eram aliados dos franceses, foram praticamente exterminados na ocasião.

  1. Clima extremamente particular

A alta temporada na cidade é durante o Verão, mas uma das curiosidades sobre Armação dos Búzios é o seu clima único, oferecendo aos turistas tanto praias com águas frias como com águas mais quentes.

Isso acontece por causa da sua localização. O clima na cidade é caracterizado como caatinga fluminense, oscilando entre os 25°C ao longo do ano. A península recebe duas correntes distintas: a corrente quente do Brasil, pelo lado norte, e a corrente fria das Malvinas, pelo sul. Búzios possui ainda o menor índice pluviométrico do Rio de Janeiro: cerca de 750 milímetros anuais apenas.

  1. Mais belas esculturas do mundo

Um dos títulos dos quais Armação dos Búzios pode se orgulhar foi conferido pelo site ArtsInterface.org. A estátua dos três pescadores na Orla Bardot foi considerada uma das mais belas e originais esculturas do mundo. A obra é da artista Christina Motta.

  1. A Saint Tropez Brasileira

E por falar na Orla Bardot, vamos a um dos grandes símbolos de Búzios, que recebeu este nome em homenagem à estrela do cinema Brigitte Bardot. A atriz francesa escolheu Armação dos Búzios como refúgio em 1964 para fugir dos paparazzi europeus. Em princípio, ficaria apenas durante o mês de janeiro, auge do verão, mas se encantou tanto pelo lugar que esticou a estadia por quatro meses.

Foi o suficiente para Búzios ganhar fama internacional, já que a imprensa começou a ir para a cidade só para fotografá-la. Foi neste período que o local passou a ser chamado de “a Saint-Tropez brasileira”, em referência à famosa cidade da Riviera Francesa.

Quer conhecer um pouco mais sobre os passeios em Búzios? Clique aqui e Confira!

  1. Atenção redobrada no trânsito

Essa é uma das curiosidades sobre Armação dos Búzios que os turistas não podem ignorar: a cidade não possui sinais de trânsito, somente faixas de pedestres. Portanto, se você planeja passar suas férias no lugar, muita atenção no trânsito.

Reduza a velocidade e pare para que pedestres e ciclistas possam atravessar a rua sem problemas. Lembre-se: educação no trânsito é a chave para evitar acidentes.

  1. Paraíso para esportes aquáticos

Quem gosta de praticar esportes aquáticos terá muitas opções em Búzios à disposição. A Praia da Ferradurinha, por exemplo, é point para prática de caiaque e o popular stand up paddle, com algumas opções para alugar os equipamentos no local. Geribá é bem atrativa para quem gosta de surf. E para aproveitar a canoa havaiana, a dica é sair cedo da praia do Canto (Centro).

 

Gostou de conhecer algumas curiosidades sobre Armação dos Búzios?

Aproveite para fazer a sua reserva no Ferradura Resort. O hotel oferece 84 amplas e modernas suítes com uma decoração exclusiva, entre piscinas e jardins, aliada a uma excelente estrutura de lazer e complexo de eventos com capacidade para receber até 500 pessoas em formato auditório.

Além de apresentar uma decoração exclusiva, entre piscinas e jardins, aliada a uma excelente estrutura de acomodações!

Clique aqui para efetuar a sua reserva e garanta uma viagem inesquecível com a sua família aqui para Armação dos Búzios!